Pôr a IL Lisboa a mexer para
PÔR LISBOA A FUNCIONAR!
Rodrigo Mello Gonçalves, Coordenador do NT Lisboa
Este mês de Setembro o Núcleo de Lisboa voltou a assinalar a sua rentrée com um jantar que contou com a presença do Presidente do Partido, bem como de vários dirigentes, e acima de tudo, várias dezenas de membros. Um evento de casa cheia! A cerca de um ano das eleições autárquicas, o GCL aproveitou este jantar para divulgar um conjunto de novas acções, tendo algumas delas já arrancado, e que visam dar maior visibilidade à IL Lisboa, e suscitar um maior envolvimento dos Membros.
MUPIS. PÔR LISBOA A FUNCIONAR
Lisboa acordou no passado dia 5 de outubro com a nova campanha de MUPIS
da IL Lisboa a destacar a crise de higiene urbana pela qual a cidade passa.
O LIXO DEBAIXO DO TAPETE...
Que ninguém quer resolver
Angélique da Teresa, Deputada à Assembleia Municipal de Lisboa
Lisboa tem vários problemas para resolver e um deles é o excesso de lixo nas ruas, que consequentemente se traduz num descontrolo das pragas. Este problema já se arrasta há muitos anos, mas a perceção da maioria dos lisboetas é que se agravou.Ler mais
Mailbox
As mensagens que nos chegam dos lisboetas. Envia a tua para os nossos contactos!
Jovens Liberais: As experiências que fomentam o futuro!
João Dias, Membro do NEL-UCP
Numa época marcada pela polarização e por “mais do mesmo”, os jovens vêem-se num labirinto em que a única saída que conseguem visualizar para conseguirem uma vida mais justa e digna é emigrar. O discurso do presidente Rui Rocha foi o pontapé inicial do evento e incidiu sobre o que nós, como jovens liberais, podemos contribuir e fazer com que Portugal seja competitivo e atrativo para a nossa geração.
Palavra aos Membros: Por uma visão liberal para a educação.
Marta Gaspar, Membro do NT de Lisboa
Sem um Ensino com qualidade, o ‘elevador social’ não sobe não há conhecimento, criação de oportunidades, inovação, crescimento, verdadeiro exercício da Liberdade pelos cidadãos.
António Costa, deixou a Educação num verdadeiro caos, não cuidando de evitar os danos que, neste domínio, têm um efeito multiplicador de oportunidades perdidas para as nossas crianças e jovens e no futuro do país.
Autárquicas de 2025: Aprendendo com o Passado e Planeando um Futuro de Sucesso.
André Garção, Membro do NT de Lisboa
A preparação para as autárquicas de 2025 em Lisboa passa pela escolha rigorosa de mais de 500 candidatos e pela elaboração de um programa robusto. Ao envolver a sociedade civil em ambos os processos, a Iniciativa Liberal não só enfrenta desafios, mas também aproveita oportunidades para enriquecer seu programa, atrair novos talentos e ampliar sua base de apoio.
A nossa voz na imprensa
Podes ler mais no nosso Clube dos Colunistas!
Lisboa está suja
André Abrantes Amaral
Lisboa tornou-se numa cidade tão suja que não basta dizer que a solução é complexa. As autárquicas são daqui a um ano e os eleitores votam em quem resolve problemas e não em quem arranja desculpas.Ler em observador.pt
As empresas não pagam impostos, como diz Mariana Mortágua?
Angélique Da Teresa
No fundo, o que a deputada da extrema-esquerda disse é que o cabeleireiro onde vai, os restaurantes onde come, os cafés que frequenta, os supermercados onde se abastece, as lojas de roupa onde se veste, as livrarias onde vai comprar literatura fogem ao fisco e nenhum desses locais paga impostosLer em onovo.sapo.pt
Gestão da dívida pública portuguesa - desafios e oportunidades em tempos de queda das taxas de juro
Álvaro Matias
A atual queda das taxas de juro oferece uma oportunidade significativa para Portugal continuar a desonerar as suas finanças públicas e a fortalecer a sua sustentabilidade económica.Ler em observador.pt
A TAP não foi “comprada com o seu próprio dinheiro”
Carlos Guimarães Pinto
Os 217 milhões de euros que dizem ser "dinheiro da própria TAP" era dinheiro que a TAP não tinha, que não foi usado para comprar as ações da TAP e que entrou na TAP apenas porque Neeleman negociou com a Airbus a sua entrada. A única ponta de verdade nesta história é que a Airbus só aceitou ceder os 217 milhões de euros porque acreditava que, com Neeleman, a TAP iria ser capaz de pagar as encomendas no futuro, algo que estava em risco em 2015.Ler em onovo.sapo.pt
Memórias Liberais
Setembro de 1822 — A Primeira Constituição Portuguesa
Pedro Bugarin, Secretário do NT de Lisboa
Com a instalação do primeiro parlamento liberal em Portugal- as Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa – estava firmado o primeiro objetivo do movimento revolucionário liberal de 1820.
Era necessário agora consolidar o poder alcançado com a revolução, através da elaboração de uma constituição escrita. Essa foi a tarefa fundamental das Cortes Constituintes de 1821 a 1822.
Ler maisO “MEGAFONE LIBERAL” NAS TUAS MÃOS TAMBÉM!
Um partido liberal é um partido de ideias, plural e descentralizado. Assim apelamos à tua colaboração nesta plataforma de comunicação entre os membros do Núcleo Territorial de Lisboa.
Coloca-nos questões que gostasses de ver respondidas por alguém em específico do partido, envia-nos denúncias de erros e aberrações da actual gestão autárquica, propostas de artigos de opinião e sugestões para a melhoria desta newsletter para: lisboa@liberal.pt.