A terceira edição do Just X’IL foi a minha primeira verdadeira experiência como mais novo militante da Iniciativa Liberal. Um fim de semana intenso e cheio de conhecimento que ampliou a minha visão sobre o liberalismo e fortaleceu, sem sombra de dúvidas, o meu compromisso com o partido.
Numa época marcada pela polarização e por “mais do mesmo”, os jovens vêem-se num labirinto em que a única saída que conseguem visualizar para conseguirem uma vida mais justa e digna é emigrar.
O discurso do presidente Rui Rocha foi o pontapé inicial do evento e incidiu sobre o que nós, como jovens liberais, podemos contribuir e fazer com que Portugal seja competitivo e atrativo para a nossa geração. É apenas através de maiores salários e menos impostos que vamos conseguir alcançar o exponencial que acreditamos que Portugal pode chegar.
João Cotrim Figueiredo, o nosso eurodeputado eleito no dia 9 de junho, foi o Keynote Speaker Internacional do encontro. O João falou-nos sobre como a Europa, infelizmente, tem vindo a perder a sua essência de continente inovador e tecnológico e como devemos olhar para o futuro e criar políticas no âmbito europeu e nacional “that makes europe great again”.
Um dos momentos mais marcantes do fim de semana foi, sem dúvida, a aula sobre liberalismo pelo professor Miguel Morgado. Embora tenha alguma tendência para elogiá-lo por ser um ex-aluno seu e admirar não só o conteúdo lecionado, mas a própria pessoa do professor Morgado, a aula foi uma verdadeira viagem no tempo desde as origens da palavra liberal até as teorias de Keynes e Friedman. O professor fez tal e qual faz nas suas aulas sobre os grandes autores da antiguidade no Instituto de Estudos Políticos, levou-nos a observá-los e ver a evolução das suas teorias na prática fazendo com que pudéssemos compreender os fenómenos anómalos que vivenciamos na política portuguesa e mundial nos dias de hoje.
O PaintBall e as festas de Vimeiro foram o ponto alto do fim de semana. Pudemos ali demonstrar o verdadeiro calor liberal com espírito de equipa, diversão e boa música. No domingo ainda pudemos realizar working groups e salas de debate onde discutimos vários assuntos, desde saúde e educação até defesa e fiscalidade.
A diversidade de experiências foi enriquecedora, e a interação com outros jovens que compartilham os mesmos ideais foi inspiradora e tenho a convicção de que o futuro de Portugal é de facto LIBERAL!