Este mês de Setembro o Núcleo de Lisboa voltou a assinalar a sua rentrée com um jantar que contou com a presença do Presidente do Partido, bem como de vários dirigentes, e acima de tudo, várias dezenas de membros. Um evento de casa cheia!
A cerca de um ano das eleições autárquicas, o GCL aproveitou este jantar para divulgar um conjunto de novas acções, tendo algumas delas já arrancado, e que visam dar maior visibilidade à IL Lisboa, e suscitar um maior envolvimento dos Membros.
Rui Rocha, presidente da IL, a discursar na Rentrée de Lisboa.
A Iniciativa Liberal de Lisboa tem, desde o dia da apresentação no jantar, um novo site, com uma imagem refrescada, e novos conteúdos, integrando ainda o Portal do Autarca, já lançado e apresentado anteriormente. A par do novo site apresentámos igualmente o novo logo para as redes sociais.
Demos nota, também, do arranque, no mês de Setembro, das reuniões presenciais com os grupos de trabalho das freguesias, às quais apresentámos os objetivos, os diversos instrumentos de trabalho colocados à disposição de cada GTF e que nos permitirão sistematizar diferentes tipos de informação sobre a cidade e cada uma das 24 freguesias, procurando assim mobilizar os membros para uma contribuição mais activa e participativa para a futura campanha eleitoral.
Apresentámos igualmente o novo - Clube dos Oradores. À semelhança do Clube dos Colunistas, lançado em 2022, que visa encorajar os membros a escrever artigos para a imprensa, ajudando assim a difundir a mensagem liberal, o Clube dos Oradores tem por objectivo apoiar e ajudar a desenvolver os talentos de oratória dos membros de Lisboa da Iniciativa Liberal. A acção política também se faz com discursos, intervenções e participação em debates, uma vez mais contribuindo para divulgar o ideário liberal. A 1ª sessão do Clube dos Oradores terá lugar já este mês de Outubro.
As Cervejas Liberais, têm a partir de agora uma nova variante: a Cerveja em São Bento. Uma vez por mês, este evento tradicional das Quintas-Feiras em Lisboa, terá lugar em São Bento, perto da Assembleia da República, e contará com a presença de um dos nossos deputados, para uma conversa animada e informal, sobre o dia-a-dia da vida parlamentar e a actividade da IL no Parlamento. Na estreia da Cerveja em São Bento, no mês de Setembro, contámos com a presença da nossa líder parlamentar, Mariana Leitão.
Todas estas novidades, que se somam a outras que temos vindo a implementar desde o início do nosso mandato, como sejam o “Liberais na Rua” ou os diferentes grupos lançados no âmbito do Gabinete de Estudos, visam incentivar uma maior participação dos membros, numa mobilização que é indispensável no quadro da preparação das eleições autárquicas, possibilitando o envolvimento e a participação mais activa em diferentes áreas conforme disponibilidade, vontade e apetência de cada um.
Por último, mas não menos importante, demos a conhecer aquele que será o mote da IL Lisboa para as próximas eleições autárquicas - Pôr Lisboa a Funcionar – juntamente com o novo Mupi que já está nas ruas de Lisboa, dedicado ao problema do lixo, tema que se encontra no topo das preocupações e queixas dos lisboetas.
O novo Mupi com o mote "Pôr Lisboa a Funcionar"
Mas não é só na recolha do lixo que é preciso Pôr Lisboa a Funcionar. Existem várias outras áreas em que é preciso actuar e é preciso mudar. Uma cidade que funciona é uma cidade que oferece qualidade de vida aos que nela vivem, trabalham ou estudam, que trata dos seus jardins e espaços verdes, que tem transportes fiáveis com os quais as pessoas podem contar, que gere com eficiência o seu (nosso) património e não tem edifícios fechados e devolutos durante anos, que tem as suas escolas em bom estado e as suas ruas sem buracos. É uma cidade que respeita os seus munícipes dando-lhes resposta em tempo útil, nunca esquecendo que esse deve ser sempre o seu propósito: respeitar e servir as pessoas.
Da nossa parte, queremos mudar as coisas para pôr Lisboa a Funcionar!