Lisboa não pode ser um campeonato de lixo na rua

COMUNICADO

O tema da falta de limpeza na Cidade voltou à agenda política. Na verdade, nunca saiu, pois há muitos anos que a limpeza da cidade falha. Falhava nos tempos do executivo PS/BE e continua a falhar agora com o executivo PSD/CDS. Na última reunião pública de Câmara, na passada 4ª feira, assistimos a uma nova troca de acusações, numa espécie de campeonato sobre quem tinha a cidade mais suja, com direito a fotos que vão desde 2007 até aos dias de hoje.

Em entrevista à SIC Notícias ontem, o Presidente da Câmara de Lisboa Carlos Moedas, afirmou que o sistema implementado, em que as freguesias recolhem de um lado e a Câmara recolhe no outro, não funciona! Disse que era um “sistema disfuncional”. Já na reunião de Câmara do passado dia 31, o Vereador com o pelouro, Ângelo Pereira, afirmou que as Juntas de Freguesia "recebem milhares de euros para tirar o lixo da rua e não tiram o lixo da rua".

A Iniciativa Liberal tem alertado desde o início do mandato que o actual modelo de limpeza da cidade não funciona. Basta andar na rua para perceber. Na Assembleia Municipal apresentámos em Abril de 2023, uma proposta para que a CML pusesse uma entidade externa e independente a fazer a análise e o diagnóstico dos problemas, para que se pudesse posteriormente tomar decisões sustentadas. Mas essa proposta foi rejeitada por todos aqueles que até agora foram incapazes de resolver o problema e apenas trocam acusações.

A Iniciativa Liberal não se conforma com a situação a que Lisboa chegou em termos de higiene urbana. É preciso agir! Carlos Moedas chegou agora à mesma conclusão que a Iniciativa Liberal: o modelo não funciona! Ficamos satisfeitos mas não é suficiente! É tempo de repensar o modelo implementado, e resolver de uma vez por todas este problema. A acumulação de lixo na rua fomenta o aparecimento de pragas e traz um problema de saúde pública.

Para além de medidas estruturais, é preciso começar já com a recolha de lixo ao Domingo. A Iniciativa Liberal já tinha proposto essa medida na Assembleia Municipal, em Janeiro de 2023, e foi aprovada.

Temos de pôr a Higiene Urbana a funcionar em Lisboa e temos de garantir uma cidade sem lixo na rua! É isso que os Lisboetas esperam de nós.

Lisboa, 2 de Agosto de 2024

Grupo de Coordenação de Lisboa da Iniciativa Liberal

2 de agosto de 2024
Iniciar sessão to leave a comment